O baobá, gigante vegetal
Clotilde Tavares | 27 de setembro de 2009Andei um dia desses falando aqui sobre as árvores, comemorando o seu dia; aí hoje me lembrei de uma paixão que tenho por uma árvore muito especial: o baobá, que é uma árvore sagrada para muitas culturas. Sua altura descomunal e sua circunferência avantajada o tornam um gigante entre as outras espécies, elevando-o a objeto de culto entre as tribos da África, de onde parece ser nativo. Para essas culturas, não é somente uma árvore: é portadora de uma grande e poderosa energia, e em muitas comunidades é considerada um “espírito protetor”.
Somente no Rio Grande do Norte existem, catalogados, dez baobás, sendo que sete deles se encontram no município de Assu, na fazenda Curralinho, às margens da lagoa do Piató. Existe mais uma dessas árvores em Jundiaí, outra em Nísia Floresta – cuja idade real provavelmente é muito maior do que aquela que está registrada na placa que existe na árvore – e o famoso “Baobá do Poeta”, que o poeta e advogado Diógenes da Cunha Lima em boa hora salvou do sacrifício comprando o terreno onde a árvore “residia” quando o proprietário, querendo construir no local, ameaçava derrubar a árvore.
Diógenes comprou a área, mandou cercar e tomou o baobá como seu filho adotivo. Ele lá está na rua São José, quase na esquina da Avenida Alexandrino de Alencar. Sempre passo por ali para ver como vai a imponente árvore e você que está lendo, se planeja visitar Natal, não deixe de ver essa preciosidade. Não sou botânica, nem agrônoma, mas amo as árvores e elas se entendem muito bem comigo. O baobá me disse, da última vez que passei por lá, que está tudo bem, embora esteja atravessando um período de seca, natural numa espécie acostumada com os rigores do clima africano.
Por conta desse meu amor pelas árvores, fotografei os baobás de Assu e coloquei-os no meu site. Lá, eles foram descobertos pelo professor John H. Rashford, da Universidade de Carolina do Sul nos Estados Unidos. Esse cientista é especialista em baobás e árvores sagradas, e estava para fazer um levantamento dos baobás existentes na América Latina e Caribe. Viu os baobás do Rio Grande do Norte no meu site, e veio parar aqui em Natal onde peregrinamos durante dois dias, sob os auspícios de Diógenes da Cunha Lima, medindo e fotografando todas essas árvores. Segundo o Dr. Rashford, o “baobá do poeta”, o filho adotivo de Diógenes, aquele mesmo que está aqui bem pertinho de nós é o segundo maior da América Latina e Caribe.
Então, minha gente, uma vez atualizados os nossos conhecimentos sobre o baobá, eu vou aproveitar a manhã para fazer uma visita à árvore, com calma, matando as saudades, como se estivesse visitando um parente muito velho, com muita coisa para me ensinar. Vou permanecer em silêncio ao lado desse gigante vegetal, regular o meu vermelho e agitado coração com o verde e calmo coração da planta e deixar brotar em a coragem dos chefes guerreiros que, nos tempos primitivos, eram sepultados de pé, com todas as suas armas, nas fendas da árvore. E sei que vou ficar feliz de pertencer a um mundo que nos dá de presente tantos e tão inusitados prodígios.
Queria dizer para todos vocês amante dos BAOBÁS, que na cidade de ITAÚ-RN, se encontra também um BAOBÁ de aproximadamente 250 anos, se alguém estiver interessado em conhece-lo pode nos mandar um email, pois temos o maior prazer em mostrar a árvore mais bonita da cidade.
Caro Adilson, eu não sou dona do baobá, nem sei como obter os frutos. Apenas admiro a árvore. Sugiro que se dirija ao IBAMA, aí na Paraíba, que pode lhe dar alguma orientação. Um abraço.
Moro em João Pessoa-PB e ficaria imensamente grato com a doação de alguns frutos do Baobá para um projeto aqui na minha cidade. em qual período do ano eles estão maduros? Agradeço.
Lançado em Recife na FIEPE – MAPA DOS BAOBÁS DO BRASIL.
Todas as informações sobre os baobás no Brasil estão disponíveis neste livro inclusive cultivo e plantio de mudas.
Caso tenha interesse em adquirir um exemplar envie seu pedido para biomaurbano@hotmail.com – projetobaoba@hotmail.com
81 9778 7742 – 81 8523 4451
http://www.respireessaideia.org/site
So e possivel saber o sexo dos baobas quando a arvore estiver com 5 ou 6 anos ela vai florecer, se der flor e femea, os machos não produzem flores.
Eu tambem amo a natureza, as plantas e os animais. Nosso baoba femea foi plantado na fazenda em Hidrolandia Goias e esta uma arvore linda e produzindo flores e frutos. Preciso saber qual a epoca certa de colher os frutos para retirar as sementes e como quebrar a dormencia das sementes par fazer mudas.
Linkei o seu post no meu CONECTANDO RIO NATAL página essa que está no facebook. Amei o seu post sobre o Baobá. E, como a net é uma eterna troca de informação, por isso a ligação.
http://www.conectandorionatal.com.br/index.php/component/content/article/52-cidades/189-baobas-do-rn-natal-e-em-macaiba.html
Tenho um Baoba femea com 9 anos e 6 metros de circunferencia ja produzindo flores e frutos, ele esta localizado em minha propriedade em Hidrolandia Goias.
Penso que o Sr. (ou Sra.) deve consultar um botânico ou agrônomo. Eu entendo somente da parte histórica e poética. Imagine que eu nem sabia que os baobás podiam ser machos e fêmeas!
Felicidades com seu (ou sua) baobá.
Tenho um baoba femea com 10 anos e preciso saber a epoca certa de colher o fruto para retirar a semnte.
Meu baoba esta em minha fazenda no municipio de Hidrolandia Goias
Moro, em Olinda e moro em Olinda PE, sou grande admirador dessa árvore, fiz o curso de turimo regional e, aprendi muitas coisas sobre o Baobá. É uma árvore que se encontra em quase toto território africano, chega a medir de 23 a 32 metros de altura, 9 metros de largura e, seu tronco chega a acumular 100.000 litros de água é também chamada de árvore garrafa e, chega a viver 6.000 anos. O recife, tem diversos apelidos : Porto dos Navios, cidade Maurícia,cidade dos rios e das pontes Veneza brasileira etc, e também cidade dos Baobás. São 17 catalogados e tombados e muitos outros. Eu mesmo tirei este mês divesrsos frutos de um pé perto aqui de casa e, tenho mais de 150 sementes e, já consegui treis mudas p/ plantar em lugares estratégicos, lugares em que tivemos passagem do pvo africano.
Na fazenda Manhoso, municipio de Caico-RN, de propriedade da familia Gregorio, existe um Baobá gigante com aproximadamente 80 anos, uma árvore bela, que chama a atencão de que vê pela primeira vez. contacto para mais informacões 084-9963-5243.
Estive em Natal Em 16 FEV 2010 e tive o privilegio de tirar uma fotoao lado do Baobá, muito lindo fiquei maravilhada, se voce quiser entre em contato comigo que lhe mando a foto, o baobá está muito bonito
Adquirir sementes de baobá para seu cultivo.
Tenho muito interesse em adquirir sementes de BAOBÁ para plantá-las.
Olá.
Gostaria de saber como chegar até a fazenda Curralinho. Já fui uma vez à Assú com um amigo fotógrafo que queria fotografar os baobás, mas ninguém na Cidade soube nos informar como chegar lá.
Obrigada.
Sônia
Admilson, eu não sei sequer onde vc mora. Mas procure o IBAMA da sua cidade, geralmente eles têm mudas para vender, e é baratinho.
Adoro ver BAOBA. Tenho um terreno e gostaria de plantar uma preciosa muda. Onde posso encontrar.
Baobá, árvore considerada sagrada, em muitas culturas. Origem africana ao te contemplar confirmamos o símbolo de resistência que és… Jundiaí – Macaíba (RN) tem uma. Cuidado, muito cuidado, esse grande porte, esse gigante também é mortal mesmo vivendo até 6.000 anos, e depois onde vamos encontrar? (A humanidade continua e precisa de testemunhas vivas da história)
Aqui em Fortaleza há um baobá no Passeio Público (a Praça dos Mártires, antigo Campo da Pólvora, onde foram fuzilados os heróis de 1824). Foi plantado pelo Senador Alencar, no século XIX.